Nossa História
O Zuzunely foi fundado em 2018 pela chef Bruna Haddad. A casa ocupava um pequeno espaço no bairro Anchieta e funcionava nos moldes “tenho um talento, zero orçamento e um sonho”. O nome do restaurante foi escolhido em homenagem às avós da chef, D. Zulmira e D. Nely, musas inspiradoras, e carrega consigo a força e a representatividade da cozinha matriarcal, afetiva e transgeracional.
O propósito do restaurante desde a sua fundação é de servir uma comida fraterna, que abraça e acalenta como colo de vó. Somou-se a isso, a aptidão de unir técnicas, inovações, ressignificações e a toda efervescência de uma jovem cozinheira que transita intensamente nesse tempo e espaço globalizados. Os códigos da comidas das avós casaram com a ousadia e a experimentação livre de rótulos, e aos poucos, a chef Bruna Haddad foi fazendo pequenas grandes descobertas muito determinantes na sua cozinha.
Em 2019 o Zuzunely se mudou para a um casarão no bairro Serra, na tradicional Rua do Ouro em BH. O restaurante passou a funcionar no quintal do imóvel e dividia o espaço com um coletivo de mulheres empreendedoras. A comida do Zuzunely manteve a sua essência, mas a ela se incorporaram novas referências.
A panificação surgiu como uma paixão e passou a ocupar um importante lugar no cardápio do Zuzuneny. Tostadas, baguels, pães especiais e confeitaria de lamber os beiços, ampliaram a oferta de sabores e firmaram como parte da identidade da casa. Foi criado um clube de assinatura de pães que oferecia aos cliente uma variedade incrível de artigos artesanais de panificação entregues na casa do cliente.
A casa foi uma das pioneiras no cenário gastronômico de Belo Horizonte a oferecer disputados brunchs aos finais de semana e, cada vez mais, foi reafirmando essa vocação.
Veio a pandemia e o restaurante como todos do ramo de serviços, teve que repensar a sua operação e se ajustar para levar à sua clientela a qualidade e essência do Zuzunely no formato delivery. Como cada dificuldade vem acompanhada de uma oportunidade para quem está atento e com a mente aberta, o restaurante passou a oferecer caixas de café da manhã, aperitivos, brunchs e especiais para datas comemorativas, preservando seu selo artesanal com produtos de fabricação própria e também de pequenos parceiros locais que comungavam dos mesmos valores. A estética única da apresentação, o sabor e a qualidade dos produtos oferecidos fizeram das “caixas Zuzunely” um grande sucesso.
Em março de 2023 o Zuzunely em parceria com o Tour pelo Café, abriu uma segunda unidade no espaço Mira situado no edifício Júlia Nunes Guerra no epicentro de Belo Horizonte, a praça Sete de Setembro. Situado no 25º andar a unidade presenteava seus clientes com uma deslumbrante vista panorâmica da cidade.
Paralelo aos restaurantes o Zuzunely sempre realizou serviços para eventos – muita gente já celebrou as alegrias da vida nutrindo-se da beleza, sabor, criatividade e qualidade “Zuzu”- e catering. Teve Zuzunely na apresentação da banda Metállica em BH e também no show do CARA, sim, Sir Paul McCartney em pessoa. Dizem por aí que ele “se acabou” nos famosos baguels da casa. Tem muita emoção e história em tudo que o Zuzunely construiu.
Vieram jantares temáticos e aulas com a Chef Bruna Hadadd. Participação em feiras como as já consagradas “ Feira Aproxima” , “Morar mais”. Teve também o circuito Brunch Gaarden, o sensacional UnConfortable food e até lançamento de livro com as receitas da vovó Zuzu!
No ano de 2024, Hanna Litwinski uma ex-cliente fiel, que sempre foi fascinada pela casa entrou na sociedade do restaurante e junto à Bruna Hadadd e juntas estão escrevendo um novo capítulo na história do Zuzunely. Mudaram-se de endereço para uma icônica casa construída por Oscar Niemeyer no bairro Santo Agostinho. Ampliaram a operação com o objetivo de levar o Zuzunely em várias ocasiões: almoço executivo, produtos da padaria artesanal e empório, comidinhas deliciosas da cafeteria, delivery, e claro, os famosos brunchs aos finais de semana.